Regras

COMO JOGAR ARTILHEIRINHO - REGRAS
 
O JOGO DE ARTILHEIRINHO
*É jogado com quatro (4) jogadores, dois para cada time.
*Cada goleiro de cada time fica na sua área normalmente, mas NÃO pode sair dela.
*O atacante do mesmo time desse goleiro, fica entre o meio-campo e a área do goleiro adversário, ou seja, dentro do seu campo de ataque.
*Assim como o goleiro, o atacante NÃO pode invadir a área do outro goleiro, ou passar do meio-campo defensivo (do ataque do adversário; do meio-campo para trás).
*O goleiro do time "A", tenta jogar a bola para o seu atacante ("A"), do outro lado do campo, mas tentando jogar de um jeito que o atacante do time "B" não pegue (Ex.: Por cima ou pelo lado).
*Se a bola passar, o atacante "A" só poderá encostar na bola uma vez (é permitido o uso da embaixadinha).
*Se, com esse "um toque" o atacante "A" chutar na trave e a bola voltar, ele só poderá encostar na bola uma vez; Se ele chutar, a bola bater no goleiro e voltar, ele poderá encostar na bola duas vezes.
*Se a bola bater nos dois (trave e goleiro; Não importa a ordem), o atacante poderá encostar na bola duas vezes.
*Agora, se o atacante "A" chutar na trave, ou no goleiro, ou nos dois (novamente não importa a ordem), e a bola vier para o campo de ataque do atacante "B", ele poderá encostar na bola duas vezes. E se ele chutar e o goleiro espalmar e a bola for para o campo do atacante "B", o mesmo só terá um toque.
*Se o goleiro do time "A" tentar jogar a bola para seu atacante ("A"), e o atacante "B" conseguir pegá-la, ele terá dois toques (Não são três toques contando com a pegada, são dois toques no total !)
*A mesma coisa se o atacante do time "A" sem querer jogar a bola para o atacante "B", o mesmo terá dois toques (Ex.: O Goleiro "B" tenta tocar a bola para seu atacante. O atacante "A" raspa a cabeça na bola, mas a bola passa mesmo assim, logo, o atacante "B" terá dois toques.
*Quando for gol de um dos times, o time que fez o gol troca de posição ( o goleiro vai para o ataque e o atacante vai para o gol)
*O time que sofre o gol, NÃO precisa esperar o outro time se "recompor", pode tentar sair rapidamente (ou chutando com o goleiro ou tocando rapidamente para o atacante)

*O Goleiro só poderá chutar depois de tocar três vezes seguidas para seu atacante, ou seja, não pode chutar duas ou mais seguidas. A cada chute, terá de tocar a bola três vezes no mínimo.
*Se qualquer atacante colocar a mão a bola, ou se a bola bater no goleiro e o mesmo estiver com a mão fora da área, é pênalti, independente da jogada.
*Há meio que uma invasão válida do campo do atacante "A" para o campo do atacante "B". ATENÇÃO, isto só vale se a bola estiver no alto (pode ter dado qualquer número de quiques), e o atacante "A" deverá estar com o pé de apoio no SEU PRÓPRIO CAMPO, enquanto o outro pé está "pegando" a bola.
Obs.: Isso NÂO vale se a bola estiver no chão.
*Se o atacante "A" estiver dentro do campo de ataque do atacante "B" (não vale se ele estiver atrapalhando físicamente o outro atacante. Ex.: Empurrando; Ficando na frente da bola. Mas se não estiver atrapalhando continua. Ex.: Caíu no chão), o atacante "B" poderá chutar a bola nele, e se a bola bater nele e ele não tiver conseguido "escapar" (ou seja, continuou com um dos pés dentro do campo do atacante "B" e com, pelo menos, um dos pés no chão) também é pênalti.
Se o atacante "A" acha que não consiguirá fazer gol, com a bola em seus pés, ele poderá chutar para seu goleiro, ou para a linha de fundo do seu goleiro. A bola será desse goleiro e eles terão a chance de fazer uma nova jogada.